MP investiga morte de bebé à porta das urgências em Idanha-a-Nova
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 2 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de 11 meses, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Segundo a mãe, ouvida pela TV Record, que avançou com a notícia, o bebé terá morrido no dia 22 de agosto, depois de lhe ter sido recusado atendimento por já ser perto da hora de fecho da unidade.
A criança, que inicialmente foi reencaminhada para o Hospital Amato Lusitano, teve alta, mas regressou ao centro de saúde com agravamento do estado clínico. Foi nessa altura que, de acordo com a mãe, não foi atendida.
O Ministério Público de Castelo Branco já abriu um inquérito. Também a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco iniciou uma investigação interna para apurar o que aconteceu.
O INEM confirmou que recebeu um pedido de apoio do centro de saúde e que foram mobilizados uma VMER, uma ambulância dos Bombeiros de Idanha-a-Nova e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica. Apesar dos esforços, o bebé não sobreviveu.