Número de mortos no sismo no Afeganistão sobe para 800
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 1 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
Durante uma conferência de imprensa em Cabul, o porta-voz governamental Zabihullah Mujahid revelou que, só na província de Kunar, foram registados 800 mortos e aproximadamente 2.500 feridos.
Na província vizinha de Nangahar, onde ocorreu o epicentro do sismo, há registo de mais 12 mortos e 255 feridos. O hipocentro situou-se a apenas oito quilómetros de profundidade, o que contribuiu para os elevados danos registados.
Um balanço anterior, divulgado na manhã desta segunda-feira, apontava para pelo menos 600 mortos e cerca de duas mil pessoas feridas em vários distritos de Kunar, incluindo Nurgal, Sawkay, Watapur, Dara Pech e Chapi Dara.
Segundo informou Ihsanullah Ihsan, diretor de Informação e Cultura de Kunar, centenas de casas foram destruídas pelo sismo.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro localizou-se a 42 quilómetros de Jalalabad, capital da província de Nangarhar. O sismo ocorreu às 23:47 (20:17 em Lisboa) e foi seguido por pelo menos dois tremores secundários de magnitude 5,2.