Festival da Sopa da Pedra de arranca já amanhã em Almeirim (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 26 de Agosto, 2025

IMG: Confraria Gastronómica de Almeirim.
Entre os dias 27 e 31 de agosto, o Parque das Tílias, junto à Praça de Touros, em Almeirim, volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais emblemáticos da região: a 11.ª edição do Festival da Sopa da Pedra.
O certame abre portas esta quarta-feira, 27 de agosto, com a inauguração marcada para as 18h00. A animação musical começa às 19h30, no Palco Tasquinhas, com a atuação de Rafael Vargas, seguindo-se a apresentação da Marcha da Universidade Sénior de Almeirim. Às 21h00, a gastronomia toma o protagonismo com um showcooking dinamizado pela Confraria da Marmelada Branca de Odivelas. O primeiro dia encerra com um concerto do artista almeirinense Valter Fernandes, às 22h30.
Na quinta-feira, 28 de agosto, o destaque vai para a atuação da banda Madeira Show, às 19h30, seguida das Marchas de Fazendas de Almeirim, às 20h30. O showcooking do dia será conduzido pela Confraria do Cultivo do Arroz de Estarreja. A noite culmina com um dos momentos mais esperados do festival: o espetáculo do cantor Toy, às 22h30, que promete animar o público com os seus temas cheios de portugalidade. A partir das 00h30, a animação continua ao som do DJ AfricanGroove.
A programação de sexta-feira, dia 29, arranca com a atuação de Carlos Marmelada no Palco Tasquinhas, seguida por um showcooking da Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho. Às 21h00, as Marchas de Benfica do Ribatejo enchem o recinto de cor e tradição, antecedendo o concerto da banda Pharol, às 22h30. A noite prolonga-se com o DJ Cromos da Noite, à meia-noite, e com o DJ Gabi a partir das 02h30.
O sábado, 30 de agosto, será marcado por dois showcookings: um dedicado aos mais novos, às 18h30, intitulado “Mini Chefes” e dinamizado pela Chef Irene Pimenta, e outro às 21h00, promovido pela Confraria da Amadora. A tradição popular será celebrada com a realização do Festival de Folclore, que contará com a participação da Velha Guarda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, do Grupo de Adufeiras de Idanha-a-Nova e do Rancho Folclórico da Chã de Cima. À meia-noite sobe ao palco M Simões and Friends, e a noite termina com o DJ Agri Rui, às 02h00.
No último dia do Festival, destaque para um espetáculo de recortadores “Artes y Emoção”, na Arena de Almeirim, seguindo-se, depois, a atuação de Roberto Batista às 19h30, no Palco Tasquinhas. Às 20h30 destaque para a atuação das Marchas de Almeririm e, às 21h00, dinamização de um showcooking pela Confraria da Pateira de Fermentelos. Às 22h00, sobe a palco Buba Espinho.
Escute, aqui, os destaques da programação pelo Luís Manso, Presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim: