Chamusca: Centro de Saúde não abriu devido a acidente com segurança responsável pela chave
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 25 de Agosto, 2025

IMG: Câmara Municipal da Chamusca.
Na manhã do último sábado, o Centro de Saúde da Chamusca não abriu portas às 09h00, como é habitual, devido a um acidente sofrido pelo segurança encarregado de abrir as instalações. A situação deixou utentes e profissionais de saúde à porta, sem acesso ao interior do edifício, gerando grande insatisfação, sobretudo entre os utentes deslocados de outros concelhos.
O Município da Chamusca, informa, numa nota partilhada na rede social Facebook que, assim que teve conhecimento do ocorrido, fez vários contactos com os responsáveis e coordenadores competentes no sentido de resolver o problema. No entanto, conforme foi transmitido à Câmara pela Coordenação da USF e UCC, apenas o segurança acidentado possui chave do edifício, por determinação da Unidade Local de Saúde (ULS), ao contrário do que acontecia anteriormente, quando várias pessoas estavam autorizadas a abrir o espaço.
O Município sublinha que o edifício do Centro de Saúde não está transferido para a sua alçada, não detendo qualquer chave nem responsabilidade direta pela gestão do espaço, sendo toda a coordenação e funcionamento da responsabilidade da ULS.