Polícia Marítima apreende duas embarcações de alta velocidade no rio Tejo
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 22 de Agosto, 2025

IMG: Autoridade Marítima Nacional.
Na madrugada de 21 de agosto, a Polícia Marítima levou a cabo uma operação no estuário do rio Tejo que resultou na apreensão, em flagrante delito, de duas Embarcações de Alta Velocidade (EAV).
Durante a ação, integrada numa operação de prevenção e repressão criminal, as duas embarcações foram detetadas em direção à saída da barra do Porto de Lisboa. As autoridades marítimas intercetaram as EAV e encontraram a bordo cerca de 22 toneladas de combustível, bem como mantimentos, material sobressalente e de comunicações, todos apreendidos como medida cautelar.
No total, oito pessoas, de nacionalidades espanhola e colombiana, foram detidas e serão apresentadas ao Ministério Público.
As embarcações apreendidas apresentam características técnicas e modos de atuação semelhantes aos das conhecidas “narcolanchas”, frequentemente utilizadas no apoio a redes de tráfico de droga. Segundo a Polícia Marítima, estas terão sido identificadas como unidades de reabastecimento logístico.
A operação contou com o apoio logístico de uma lancha dos fuzileiros e enquadra-se nas competências da Polícia Marítima como órgão de polícia criminal, que garante ações de vigilância e fiscalização nas águas sob jurisdição nacional.