Forcados de Coruche impedidos de atuar em Bilbau por decisão das autoridades bascas
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 21 de Agosto, 2025

IMG: André Viegas (Ilustrativa).
O Grupo de Forcados Amadores de Coruche foi impedido de participar na corrida de rejoneio realizada, em Bilbau, na passada quarta-feira, 20 de agosto, apesar de inicialmente estar prevista a sua presença no evento.
Num comunicado oficial, o grupo coruchense informou que a sua atuação foi inviabilizada por decisão das autoridades competentes do Governo Basco, que indeferiram a autorização necessária para a sua participação no espetáculo tauromáquico.
Segundo o Grupo, a decisão teve como fundamento razões legais e administrativas, baseando-se no entendimento das autoridades de que a atuação dos forcados implicaria o adiamento do sacrifício do touro em praça e diante do público, o que contraria os regulamentos em vigor naquela comunidade autónoma de Espanha.
Apesar dos esforços envidados para ultrapassar os obstáculos burocráticos, o grupo não conseguiu reverter a decisão. No comunicado, os Forcados de Coruche lamentam o sucedido, agradecem a compreensão de todos os envolvidos e reiteram o seu compromisso de continuar a honrar e a promover a festa brava, tanto em Portugal como além-fronteiras.