Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Desde o início do ano já arderam 75 mil hectares

Escrito por em 14 de Agosto, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

Apesar das altas temperaturas e do tempo seco, que têm favorecido o aparecimento de incêndios, equipas de combate em todo o país têm estado incansáveis na resposta a uma das épocas mais exigentes dos últimos anos. Desde o início de 2025, cerca de 75.000 hectares foram afetados pelo fogo, com mais de metade desta área a arder nas últimas três semanas, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Este verão já está entre os mais severos desde o ano de 2017, marcando o segundo pior registo da última década. Só nas últimas 24 horas, estima-se que mais de 11.000 hectares tenham sido consumidos pelas chamas.

Portugal ocupa atualmente o terceiro lugar na lista de países da União Europeia com maior área ardida este ano, atrás de Espanha e da Roménia. Ainda assim, é de destacar o trabalho constante de bombeiros, proteção civil e voluntários, que têm conseguido controlar muitas frentes e evitar tragédias maiores.

O ICNF revela que, desde janeiro, deflagraram quase 6.000 incêndios, afetando sobretudo áreas de mato (50%) e floresta (40%), com 10% da área ardida a corresponder a terrenos agrícolas.

Desde o início de agosto, o país está em situação de alerta devido ao risco elevado de incêndios, e as autoridades apelam à prevenção e à colaboração de todos para minimizar o impacto desta fase crítica do verão.