Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Bebé nasce em plena rua no Carregado com ajuda do avô e vizinhos: urgência de Vila Franca de Xira estava encerrada (c/ som)

Escrito por em 11 de Agosto, 2025

IMG: Madalena Silva.

A manhã desta segunda-feira, 11 de agosto, foi tudo menos comum para Soraia, uma jovem mãe na casa dos 30 anos. Com 40 semanas de gestação, acabaria por dar à luz a sua filha não numa maternidade, mas na Av. da Associação Desportiva, no Carregado.

Eram cerca das 10h00 quando Madalena Silva, tia de Soraia, ouviu gritos vindos da rua enquanto estava em casa. Ao comentar com o marido que ia verificar o que se passava, temendo ser algo relacionado com a família, deparou-se com a realidade: a sobrinha encontrava-se já em trabalho de parto, em plena via pública.

Sem tempo para esperar ajuda médica, foi o avô da bebé quem acabou por auxiliar no parto, num cenário improvisado mas marcado pela coragem. Por sorte, nos prédios vizinhos residem dois profissionais de saúde, um médico e uma enfermeira, que estavam em casa no momento e rapidamente prestaram apoio.

Para o local foi enviada uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Alenquer. Segundo Tiago Espírito Santo, Adjunto desta Corporação, também foi acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Torres Vedras, que transportou posteriormente mãe e bebé para o Hospital Distrital de Santarém. Isto porque, no momento do parto, a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira encontrava-se encerrada.

Apesar de não se tratar de um parto realizado em ambulância, a situação é motivo de preocupação, como sublinha Tiago Espírito Santo: “É sempre com alguma preocupação que os bombeiros veem estas situações, porque, efetivamente, os cuidados que se deve ter num parto não estão assegurados quando esse parto é feito numa ambulância”, explicou.

Felizmente, o desfecho foi positivo: mãe e filha encontram-se bem de saúde, já sob cuidados hospitalares em Santarém.

Escute, aqui, as declarações de Tiago Espírito Santo, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Alenquer à MarinhaisFM: