Portugal em alerta: fogos ativos e Trancoso no topo das preocupações
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 11 de Agosto, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
Portugal continua a braços com vários incêndios, num cenário marcado pelo calor intenso que se faz sentir por todo o país. Esta manhã, são cerca de 2 mil bombeiros que estão no terreno a combater as chamas, com o apoio de oito meios aéreos.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Trancoso, no distrito da Guarda, é o fogo mais preocupante neste momento. Está ativo há três dias, tem duas frentes ativas, e está a ser combatido por 625 operacionais, apoiados por mais de 200 veículos e dois aviões. Este incêndio já provocou seis feridos ligeiros, três dos quais bombeiros, e obrigou ainda à assistência de 11 pessoas por inalação de fumo.
Na Covilhã, os bombeiros enfrentam também uma frente ativa. No local estão 426 operacionais, com o apoio de 132 veículos e um meio aéreo, ao qual se deverão juntar mais nas próximas horas.
Já em Tabuaço, 86 bombeiros e cinco aviões combatem igualmente uma frente ativa.
Apesar da dimensão dos fogos, não há neste momento povoações em risco, segundo a Proteção Civil.
No total, só no dia de ontem, foram registadas 107 ocorrências relacionadas com incêndios.
E uma nota final: o incêndio de Vila Real, que tinha reacendido, entrou durante a madrugada em fase de resolução, sobretudo na zona da serra do Alvão.