Guarda: Homem incendeia palco em festa popular após ser expulso por comportamentos inapropriados com uma bailarina
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 7 de Agosto, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve, no dia de ontem, 6 de agosto, um homem de 44 anos pela presumível autoria de um crime de incêndio, explosões e outras condutas perigosas, ocorrido no passado domingo, dia 3, durante as festividades em honra da Nossa Senhora do Rosário e Mártir São Sebastião, na povoação do Alvendre, concelho da Guarda.
De acordo com as autoridades, o suspeito, que se encontrava sob o efeito de álcool e medicação, terá exibido um comportamento inapropriado com uma das bailarinas em atuação, motivo pelo qual foi convidado a abandonar o recinto. Insatisfeito com a situação, e movido por sentimentos considerados fúteis, dirigiu-se à zona inferior do palco – um semirreboque adaptado – e ateou fogo a espumas de proteção e embalamento de instrumentos e equipamentos musicais.
O incêndio provocou danos superiores a 200 mil euros e levou três espetadores a necessitarem de assistência hospitalar por intoxicação devido à inalação de fumo, no Hospital da Guarda.
A rápida intervenção de técnicos de som e populares, que utilizaram extintores, evitou a propagação do fogo, impedindo consequências mais graves tanto em termos de bens materiais como de integridade física dos presentes.
O detido sofreu queimaduras nos braços e rosto, tendo recebido alta hospitalar no dia 6 de agosto, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Foi posteriormente detido pela Polícia Judiciária e será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.
O inquérito é dirigido pelo Ministério Público da Guarda.