ANEPC eleva para nível 3 estado de prontidão especial contra incêndios
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 28 de Julho, 2025

IMG: Canva (Ilustrativa).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil elevou para nível 3 o estado de prontidão especial contra incêndios nas regiões Norte e Centro, bem como nas sub-regiões do Médio Tejo e do Alto Alentejo.
A medida foi anunciada esta segunda-feira por Carlos Pereira, adjunto de operações da Proteção Civil, numa conferência de imprensa realizada em Oeiras. A decisão deve-se ao aumento das temperaturas e da intensidade do vento, o que agrava o risco de incêndio nos próximos dias.
Este nível 3 de prontidão traduz-se num reforço dos meios no terreno, especialmente no Norte, Centro e também no Algarve.
No restante território nacional, mantém-se o nível 2 de prontidão.
A Proteção Civil apela à população para evitar circular em espaços florestais, não realizar queimadas e ter cautela com trabalhos agrícolas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, quase todos os concelhos do interior Norte e Centro, e sete concelhos do distrito de Faro, estão hoje em risco máximo de incêndio rural.
Entre os distritos mais afetados estão Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e grande parte do Algarve.
A única exceção é o concelho de Esposende, no distrito de Braga, que não apresenta risco de incêndio neste momento.
O IPMA prevê que o perigo de incêndio se mantenha elevado nos próximos dias.