Aluno agride docentes durante exame na Faculdade de Direito de Lisboa
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 24 de Julho, 2025

IMG: Canva (Ilustrativa).
Um incidente grave marcou, a última terça-feira, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), quando um aluno agrediu duas docentes durante a realização de um exame escrito. Segundo comunicado da instituição, o estudante foi inicialmente suspenso da prova por suspeita de fraude académica. Momentos depois de ter abandonado a sala, regressou perto do final da prova e agrediu inesperadamente as docentes responsáveis pela vigilância.
As professoras ficaram feridas e em estado de choque, sendo a ocorrência considerada pela FDUL como um “crime público e gravíssima infração disciplinar”. A direção da Faculdade garante que foram de imediato desencadeadas todas as participações e diligências necessárias para a abertura dos respetivos processos, tanto no plano criminal como disciplinar.
Foi também instaurado um processo disciplinar interno, que inclui a suspensão preventiva do aluno de todas as atividades escolares. A Faculdade adiantou ainda que se constituirá assistente no processo penal e que prestará “todo o tipo de apoio adequado e necessário” às docentes agredidas, a quem expressa solidariedade.
A FDUL sublinha, no mesmo comunicado, que será “intransigente” perante comportamentos que ponham em causa a segurança e o bem-estar da comunidade académica, nomeadamente atos de violência contra docentes.