Marcos Bastinhas abriu o coração e falou sobre a Depressão que o afastou das arenas
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 21 de Julho, 2025

IMG: Reprodução Facebook Marcos Bastinhas.
Num comunicado divulgado a 12 de julho, o cavaleiro tauromáquico Marcos Tenório Bastinhas anunciou a suspensão da sua temporada taurina, decisão que descreveu como “difícil, mas necessária”.
Com mais de 25 anos de carreira, Marcos Bastinhas afirmou nunca ter sentido necessidade de parar, nem mesmo “nos momentos mais duros” ou nas fases mais exigentes da vida e da profissão. “Sempre encontrei forças para continuar, para vestir a casaca e entrar em praça com a dignidade e entrega que o público merece”, escreveu.
Desta vez, porém, o cavaleiro reconheceu a urgência de fazer uma pausa: “Precisei de parar para pensar, para me reencontrar, para perceber onde estou e qual o caminho a seguir a partir daqui.”
Dias depois, a 18 de julho, Marcos Bastinhas surgiu numa entrevista com Cristina Ferreira, transmitida pela TVI, onde, acompanhado da esposa Dália Madruga, revelou estar a lutar contra uma depressão. Confessou ainda ter tido pensamentos negativos sobre si próprio.
Visivelmente emocionada, Dália Madruga partilhou que tem sido, ao longo do tempo, a “guardiã” da situação, não deixando o marido sozinho ou sem apoio em momento algum. O estado de saúde de Marcos Bastinhas está atualmente a ser acompanhado por um profissional especializado.
O casal tem três filhos em comum: Clara, de 10 anos, Alice, de 7, e Joaquim, de 3. Dália Madruga é também mãe de João, de 17 anos, fruto de uma relação anterior.
Nota da redação:
Se está a passar por um momento mais contorbado na sua vida saiba que não está sozinho. Em Portugal existem linhas de apoio disponíveis que o podem ajudar. Desde logo, se conhece ou sabe de alguém que está em risco de vida ligue imediatamente 112 e siga as indicações.
Se tem sintomas de depressão, utilize o Serviço de Acoselhamento Psicológico do SNS 24, através do 808 24 24 24.
Existem outros serviços que o podem ajudar e tranquilizar, nomeadamente:
- SOS Voz Amiga: 213 544 545;
- Telefone da Amizade: 222 080 707;
- Conversa Amiga: 808 237 237;
- Voz de Apoio: 225 506 070;
- Vozes Amigas de Esperança de Portugal: 222 030 707.