Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã regressa de 17 a 20 de julho com música, sabores e tradições

Escrito por em 15 de Julho, 2025

IMG: Edgar Correia – Rádio Marinhais.

A 13.ª edição do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã decorre entre os dias 17 e 20 de julho, na Alameda da Carvalha, e promete voltar a afirmar-se como um dos grandes eventos do verão na região Centro. O certame, promovido pela Câmara Municipal da Sertã, junta gastronomia, música e cultura num espaço que celebra os sabores e a identidade do concelho.

O maranho, prato típico à base de carne de cabra ou carneiro, arroz e enchidos, é o grande protagonista e “embaixador gastronómico” do concelho, como sublinha o presidente da autarquia, Carlos Miranda. “Através do festival, temos conseguido impulsionar o maranho para novos patamares e reforçar a imagem da Sertã como destino de eleição para apreciadores da gastronomia tradicional”, afirmou o autarca, destacando ainda o dinamismo da região e das suas gentes.

O programa inclui concertos de grandes nomes da música portuguesa: Miguel Araújo e Quinta do Bill (17), Pedro Abrunhosa e David Antunes (18), Nininho Vaz Maia e Dillaz (19), Camané e um concerto de encerramento com a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense e a Banda “Os Red” (20). As noites prolongam-se com atuações de DJs como DJ Shark, Millennium Crush, DJ Kadiv, Bombatuke, entre outros.

O festival aposta também na valorização dos talentos locais e dos jovens artistas, com um concurso de talentos que permite a vários músicos em início de carreira atuarem no palco principal. A programação cultural inclui ainda um vasto leque de atuações de grupos folclóricos e associações culturais da região.

Dois momentos de showcooking com os chefs Vítor Adão (18) e Lídia Brás (20) vão dar a conhecer novas interpretações do Maranho e outras receitas com produtos da região. Paralelamente, a zona do Pátio das Freguesias contará com recriações de usos e costumes tradicionais de cada freguesia, além de uma área com restaurantes, tasquinhas, bares e stands de empresas locais.

No último dia do festival, há ainda lugar para atividades dirigidas às famílias, como teatro infantil com a peça “Alice no País das Maravilhas”, jogos tradicionais, canoagem, insufláveis e a Mini-Maratona do Maranho – Entre Vilas.

Durante quatro dias, a Sertã transforma-se num verdadeiro palco de cultura e gastronomia, num evento que celebra a autenticidade do interior e o orgulho nas tradições locais.

A entrada é livre.