Alpiarça: GNR detém seis suspeitos por furto de uma tonelada de melancias
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 11 de Julho, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana.
Seis homens foram detidos em flagrante pelo furto de produtos agrícolas no concelho de Alpiarça, distrito de Santarém, em duas ocorrências distintas nos dias 5 e 10 de julho. A operação foi conduzida pelo Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Alpiarça.
A primeira detenção ocorreu a 5 de julho, durante uma ação de patrulhamento direcionada às zonas de exploração agrícola e acessos adjacentes. Os militares abordaram uma viatura suspeita que circulava próximo de uma exploração agrícola, tendo verificado que os dois ocupantes, de 61 e 66 anos, transportavam 400 quilos de melancias furtadas. Os suspeitos foram detidos no local e os frutos apreendidos.
Cinco dias depois, a 10 de julho, uma nova intervenção resultou na detenção de quatro indivíduos, com idades entre os 18 e os 40 anos. Os suspeitos foram intercetados à saída de um caminho de acesso condicionado a campos de cultivo, transportando 600 quilos de melancias cuja proveniência não conseguiram justificar. Também neste caso, os frutos foram apreendidos e os suspeitos detidos.
No total, as duas ações levaram à detenção de seis homens e à recuperação de uma tonelada de melancias furtadas, bem como à apreensão de diverso material relacionado com os crimes.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Almeirim.
As detenções inserem-se no âmbito da operação “Campo Seguro 2025”, em curso desde 1 de julho, através da qual a GNR tem intensificado ações de sensibilização e fiscalização junto das propriedades agrícolas, com o objetivo de prevenir e combater os furtos em zonas rurais.