Criminoso evadido de Vale de Judeus recapturado em Espanha e entregue à Polícia Judiciária
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 10 de Julho, 2025

IMG: Polícia Judiciária.
Rodolfo José Lohrmann, um dos evadidos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi entregue esta quinta-feira à Polícia Judiciária (PJ), após ter sido recapturado em Alicante, Espanha, a 6 de fevereiro. A detenção foi levada a cabo pela Polícia Nacional espanhola, na sequência de uma persistente e contínua colaboração entre a PJ e as autoridades espanholas, no quadro da cooperação policial internacional.O processo de extradição foi conduzido pelo Procurador-Geral da República, com a formalização do respetivo pedido, posteriormente concedido pelas autoridades do Reino de Espanha.
Rodolfo José Lohrmann possui uma longa trajetória criminal, estando referenciado por envolvimento em criminalidade altamente organizada e especialmente violenta, com dimensão internacional. Entre os crimes atribuídos contam-se associação criminosa, branqueamento de capitais, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação ou contrafação de documentos e furto qualificado.
Investigado pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da PJ por diversos assaltos à mão armada, Lohrmann foi detido juntamente com outros membros de uma associação criminosa dedicada exclusivamente à prática de crimes violentos. Estava a cumprir uma pena de 20 anos de prisão desde 16 de novembro de 2016.
As autoridades portuguesas destacam o apoio fundamental do Cuerpo Nacional de Policía de Espanha, que permitiu a recaptura de três dos cinco detidos que se haviam evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.