Mudança de pelouros no executivo municipal de Alenquer
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 10 de Julho, 2025

IMG: Câmara Municipal de Alenquer.
O Executivo da Câmara Municipal de Alenquer sofreu uma reorganização interna. A informação foi oficializada através do despacho n.º 74/2025, assinado a 8 de julho pelo presidente, Pedro Folgado.
Com esta decisão, os pelouros atribuídos ao vice-presidente Tiago Pedro foram todos redistribuídos por outros membros do executivo.
Tiago Pedro, de 42 anos, foi eleito vereador em setembro de 2021 pelo Partido Socialista e tinha assumido a vice-presidência em 2023 após a saída de Rui Costa. Licenciado em gestão de empresas, já desempenhava funções públicas desde 2015, como secretário da vereação para o desporto e cultura e adjunto do presidente.
Durante o seu percurso autárquico, esteve ligado a vários projetos de relevo, como o festival Alma do Vinho – que ajudou a fundar em 2017 -, a prova Alenquer X-Mas Trail e a marca Cidade Europeia do Vinho 2018. Acompanhou de perto empreitadas estruturantes como o Museu do Presépio, a frente ribeirinha do Rio Alenquer, o Mercado Municipal, intervenções em escolas básicas e na estabilização da encosta do Soupo.
Entre os pelouros que agora deixam de estar sob a sua responsabilidade estão áreas como Obras Municipais, Transportes, Planeamento de Espaço Público, Turismo, Mobilidade, Comunicação Municipal e Ordenamento do Território.
O executivo municipal de Alenquer continua composto por Pedro Folgado (presidente), Cláudia Luís, Paulo Franco, José Honrado, Nuno Miguel Henriques e Ernesto Ferreira.