Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00


Mais de 50 crianças e jovens perderam a vida por afogamento nos últimos quatro anos em Portugal

Escrito por em 10 de Julho, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

Mais de meia centena de crianças e jovens morreram por afogamento nos últimos quatro anos em Portugal, revelam os dados mais recentes divulgados no âmbito da Campanha de Prevenção de Afogamentos da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

A campanha, que vai na 23.ª edição, conta há quatro anos com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e tem como principal objetivo sensibilizar as famílias para os riscos do afogamento infantil – um acidente que ocorre de forma rápida, silenciosa e muitas vezes em pouca água.

Para reforçar esta mensagem junto da população, militares da GNR estão no terreno desde 16 de junho e até 30 de setembro, promovendo ações de sensibilização em praias, piscinas, rios, barragens, tanques e outros locais com presença de água, tanto junto de residentes como de turistas.

De acordo com a APSI, a década anterior registava uma média anual de 8,9 mortes por afogamento de crianças e jovens. No entanto, na década atual, essa média subiu para 14 mortes por ano, revelando uma tendência preocupante. Também o número de chamadas para o 112 relacionadas com afogamentos e acidentes de mergulho tem vindo a aumentar.

Este ano, a campanha é acompanhada de uma infografia explicativa, com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados e reforçar a perceção pública sobre esta problemática que continua a afetar tragicamente muitas famílias portuguesas.