Vila Franca de Xira acolhe 93.ª edição da Festa do Colete Encarnado entre 4 e 6 de julho
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 3 de Julho, 2025

IMG: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A tradição está de regresso a Vila Franca de Xira com a realização da 93.ª Festa do Colete Encarnado, entre os dias 4 e 6 de julho. Promovido pela Câmara Municipal, o evento promete atrair milhares de visitantes, com um programa que une cultura taurina, música, folclore e muita animação.
Reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e vencedora do Prémio 5 Estrelas Regiões, esta celebração é considerada uma das maiores festas populares da região de Lisboa, juntando pessoas de todo o país e também do estrangeiro.
O ponto alto das festividades ocorre no sábado, dia 5, com a tradicional Homenagem ao Campino, que terá lugar na Praça Afonso de Albuquerque. A cerimónia será dedicada, a título póstumo, a Orlando Vicente, da Castanheira do Ribatejo, e distinguirá também António Francisco Caipira Grilo com o Pampilho de Honra.
Ao longo dos três dias, as ruas enchem-se com esperas, largadas de toiros e a emblemática corrida de campinos. O Tejo terá igualmente destaque com o Cruzeiro/Regata Moita – Vila Franca de Xira – Moita, que chega no sábado e regressa no domingo.
A música será outro dos atrativos, com atuações de Tony Carreira, Nininho Vaz Maia e DJ KURA no Palco Cevadeiro. Haverá ainda espetáculos com Buba Espinho, DJ Miguel Simões, Festa M80 e, na Avenida Pedro Victor, concertos com Raquel Tavares, Siempre Así, Los Romeros e Gisela João, entre outros. O Palco Marialva contará com atuações de fado, incluindo Nuno da Câmara Pereira e Margarida Arcanjo, promovidas pelo Clube de Fado local.
A animação prolonga-se nas ruas com ranchos, sevilhanas, flamenco e a tradicional feira de velharias e artesanato no Jardim Municipal.
Para garantir a mobilidade, a autarquia disponibiliza transportes gratuitos com shuttles por todo o concelho e comboios especiais nas madrugadas de sábado e domingo com destino a Lisboa. O Espaço Família volta a estar disponível, junto ao Tribunal, com áreas de apoio a famílias com crianças.
A noite de sábado contará com a típica sardinha assada e, pelas 3h30, será servido caldo verde. O encerramento, no domingo à meia-noite, acontece com fogo de artifício junto ao rio.