Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Obras de alargamento do IC20 chegaram ao fim

Escrito por em 3 de Junho, 2025

IMG: Câmara Municipal de Almada.

A Câmara Municipal de Almada anunciou, em comunicado, a conclusão das obras de alargamento do IC20, que decorreram ao longo dos últimos 20 meses. A intervenção visou aumentar a capacidade da estrada que liga Almada à Costa da Caparica, passando de três para quatro vias em cada sentido, entre o Centro Sul e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (Caparica), numa extensão de 3,9 quilómetros.

As obras foram concluídas na noite de segunda-feira, 2 de junho, e trazem importantes melhorias no tráfego e na acessibilidade para os automobilistas da região. A partir de agora, os condutores que se deslocam da Costa da Caparica em direção a Lisboa têm à disposição um túnel e um viaduto que garantem um acesso direto à zona do ‘garrafão’ da Ponte 25 de Abril, o que deverá aliviar o congestionamento nesta área.

Além disso, para quem vem de Almada, o acesso alternativo à rotunda do Centro Sul, para quem segue em direção à Ponte 25 de Abril, passa a ser feito pela Rotunda do Monumento aos Trabalhadores da Indústria Naval, junto ao nó do hospital.

Outra das principais mudanças é que o IC20 passa agora a ter quatro vias em cada sentido entre o nó da A2/IC20 e o nó da Universidade, melhorando significativamente a fluidez do tráfego na região.

Em termos de acessibilidade, a obra incluiu a criação de novas passagens pedonais e a instalação de um elevador no Nó do Hospital, para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Também foram criadas novas passagens para a prática de modalidades suaves, como a bicicleta, nas áreas de serviço da estação de Pragal e no Nó da Universidade.