2.º Concurso de ideias para o artesanato do Ribatejo Interior com inscrições abertas

Escrito por em 11 de Abril, 2024

IMG: Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) está a receber, até às 17h00, do dia 30 de abril, candidaturas com criações de obras artísticas, que utilizam as técnicas e as matérias-primas do artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal. A grande novidade, desta segunda edição “Do Artesanato Tradicional à Inovação”, é a abertura a participantes com mais de 22 anos.

Com prémios, que somam mais de 2.000 euros, este concurso de ideias surge no âmbito do projeto  Artes e Ofícios do Ribatejo Interior (AO.RI), e tem por objetivo a preservação do “saber fazer” destes três concelhos do Centro do País, através do aparecimento de propostas de peças diferenciadoras e adaptadas aos mercados atuais.

Os artistas interessados, residentes em Portugal, podem apresentar projetos em duas e/ou em três dimensões, acompanhados de memórias descritivas, que sejam inspirados nas peças de artesanato tradicional. De Abrantes, o tijolo burro artesanal, os registos do Pego, as seiras e os capachos. De Constância, bonecas de perna de cana e mobiliário em madeira e atabua. De Sardoal, leques de palha e malas de folha de Flandres.

Haverá prémios para os três primeiros lugares de cada escalão etário (dos 15 aos 22 anos; com idade igual ou superior a 23 anos) e para cada categoria (2D e 3D). As 12 melhores propostas irão estar à votação pública, através da reação nas páginas das redes sociais Facebook e Instagram do Artes e Ofícios do Ribatejo Interior (AO.RI ), entre os dias 3 e 19 de junho.  Os prémios, que somam um valor total de 2.050 euros, traduzem-se em acesso a diversos equipamentos culturais ou de fruição turística.


Faixa Atual

Título

Artista