Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Informação

12:00 14:00

Atual

Informação

12:00 14:00


ULS Médio Tejo entre as primeiras instituições europeias a testar tecnologia inovadora para a dor

Escrito por em 17 de Julho, 2026

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo realizou, pela primeira vez, três tratamentos inovadores para a dor lombar crónica, recorrendo ao sistema Neurolyser XR, uma tecnologia de última geração que utiliza ultrassons de alta intensidade para aliviar a dor.

Os procedimentos foram realizados na Unidade Hospitalar de Tomar pela equipa da Unidade de Dor Crónica do Serviço de Anestesiologia. A ULS Médio Tejo foi uma das poucas instituições europeias escolhidas para testar este equipamento, disponibilizado temporariamente no âmbito de um programa internacional.

Ao contrário dos tratamentos habitualmente utilizados, esta tecnologia não necessita de agulhas nem de qualquer procedimento invasivo. O equipamento utiliza ultrassons para atuar sobre os nervos responsáveis pela dor, reduzindo o risco de infeções e hemorragias, diminuindo o desconforto do tratamento e permitindo uma recuperação mais rápida dos doentes.

Na ULS Médio Tejo, três doentes foram submetidos a este tratamento, todos com sucesso e sem qualquer complicação.

Segundo Nuno Franco, diretor do Serviço de Anestesiologia, a participação neste programa internacional reforça a aposta da ULS Médio Tejo na inovação e na utilização de novas tecnologias que permitam prestar cuidados de saúde mais seguros, eficazes e centrados nos doentes.

 

 

IMG: Unidade Local de Saúde Médio Tejo