Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


SEPNA resgata mocho-galego juvenil ferido em Abrantes

Escrito por em 22 de Julho, 2026

IMG: Comando Territorial de Santarém da GNR.

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Abrantes, procedeu, no passado dia 14 de julho, ao resgate de um mocho-galego juvenil (Athene noctua) que se encontrava debilitado e com ferimentos nas patas.

A intervenção aconteceu após o contacto de populares que tinham recolhido a ave. Os militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Abrantes efetuaram a recolha e o transporte do animal para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco.

No CERAS, o mocho-galego será acompanhado e sujeito aos cuidados necessários para a recuperação do seu estado de saúde, com vista à posterior libertação no seu habitat natural.

A GNR recorda que, através do SEPNA, mantém um compromisso diário com a proteção da natureza e dos animais, apelando à denúncia de situações de maus-tratos ou abandono.

Para esse efeito, está disponível, em permanência, a Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520, destinada à denúncia de infrações e ao esclarecimento de dúvidas.