Faixa Atual

Título

Artista


Salvaterra de Magos organiza 7.ª edição das Jornadas da Saúde, do Social e da Educação com programação diversificada

Escrito por em 5 de Outubro, 2023

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza de 13 a 28 de outubro as VII Jornadas da Saúde, do Social e da Educação com a realização de seminários, atividades desportivas, apresentação de livros, espetáculo infantil, MusicArt, entre outras iniciativas.

O objetivo é envolver a comunidade em espaços de partilha e interação em torno de diferentes temáticas, sendo o mote deste ano “Comunicação Positiva: Construindo Relações Humanas Saudáveis e Harmoniosas”.

A 7.ª edição arranca com a sessão solene de abertura do ano letivo da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos no dia 13 de outubro, sexta-feira, pelas 15h30, no Auditório Municipal “Escola O Século”, em Salvaterra de Magos.

Para sábado, 14 de outubro, pelas 15h30, está marcada a apresentação do livro infantil “Nini e Simão – A aventura da Alimentação” de Ana Catarina Silva, enfermeira no Hospital Distrital de Santarém, uma atividade que pretende assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro.

“Benefício da Comunicação Positiva nas Escolas” será o tema em destaque no dia 18 de outubro, quarta-feira, numa sessão agendada para as 14h30, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e que vai ter como oradora Ana Isabel Correia, professora, formadora, coach, investigadora, palestrante na área da Gestão das Emoções e autora do livro “Gestão de emoções para professores e educadores – 45 exercícios práticos”.

No dia 19 de outubro, quinta-feira, o Auditório Municipal “Escola O Século” vai receber o colóquio “Importância da Comunicação com Humanidade: A Arte de Cuidar”, dinamizado por Afonso Pimentel, coordenador geral do Instituto Gineste Marescotti Portugal – Humanitude Portugal, responsável pelo desenvolvimento e implementação da metodologia de cuidados Humanitude® nas respostas de saúde e sociais em Portugal.

Nuno Pinto Martins, fundador do Projeto “Educar pela Positiva” e formador em Disciplina Positiva e Inteligência Emocional, vai estar na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos no dia 20 de outubro, sexta-feira, pelas 18h30, para uma conversa e apresentação do seu livro “Educar pela Positiva – Um guia para pais e educadores”.

No dia 22 de outubro vai ter lugar, pelas 10h00, a atividade física “Mexe-te! Pela Igualdade”, na Zona Desportiva de Salvaterra de Magos, junto às Piscinas Municipais.

Na última semana das Jornadas, no âmbito da comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro, serão desenvolvidas atividades inseridas no projeto “MusicArt”, nos Jardins de Infância públicos e nos das IPSS’s do concelho, com a dinamização da história “Amizade Sobre Rodas”, de autoria de Paula Teixeira e com ilustração de Rita Correia. A autora do livro escolhido é quem dá vida à personagem Fada Juju e a história abordada no livro será apresentada no espetáculo de dia 28 outubro.

O dia 25 de outubro, quarta-feira, será dedicado ao Seminário “Dependências: novos desafio”, numa organização da CPCJ de Salvaterra de Magos. Assim, a partir das 10h00, o Auditório Municipal “Escola O Século” recebe Ivone Patrão, psicóloga, docente, investigadora, coordenadora do Projeto Geração Cordão e autora do livro “#Geração Cordão – a geração que não desliga”. No período da tarde, a partir das 15h00, será oradora Sarha Menezes, psicóloga no Instituto de Apoio ao Jogador, atuando na intervenção e tratamento de casos de pessoas com dependência de jogo a dinheiro, gaming/videojogos e também dos seus familiares.

“Saber envelhecer” é o tema que vai estar em destaque a 26 de outubro, pelas 14h30, no Mercado de Cultura de Marinhais, numa iniciativa organizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Salvaterra de Magos e dinamizada por Elisabete Fonseca, assistente social da UCC.

As Jornadas da Saúde, do Social e da Educação encerram a 28 de outubro, sábado, pelas 14h30, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, com o espetáculo infantil “Fada Juju”, uma personagem criada e interpretada por Paula Teixeira, cantora, autora, compositora e intérprete de língua gestual portuguesa.

IMG: Pixabay (Ilustrativa).