Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


PSP regista diminuição de feridos graves e mortes em atropelamentos em 2025

Escrito por em 22 de Janeiro, 2026

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, em 2025, uma ligeira redução no número de vítimas graves e mortais de atropelamentos, apesar do aumento do número total de incidentes.

Segundo dados provisórios da PSP, foram contabilizados 3.578 atropelamentos, que provocaram 3.635 feridos, 211 graves e 3.424 ligeiros, e 19 mortes. Comparativamente a 2024, registou-se um aumento de 258 atropelamentos e 55 feridos ligeiros, mas uma diminuição de 32 feridos graves e 4 vítimas mortais.

A PSP atribui esta melhoria ao reforço das operações de fiscalização e visibilidade preventiva, bem como às campanhas de sensibilização junto da população, especialmente em zonas urbanas, onde a maioria dos atropelamentos ocorre.

Em comunicado, a polícia sublinha que as distrações ao volante e o desrespeito pelas regras de trânsito continuam a ser os principais fatores de risco, afetando tanto condutores como peões.

Para reduzir a sinistralidade, a PSP deixa algumas recomendações:

  • Para peões: utilizar passadeiras, atravessar apenas com sinal verde, evitar telemóveis e auscultadores, e usar roupa visível à noite;
  • Para condutores: reduzir a velocidade em áreas urbanas e escolares, manter atenção a passadeiras, antecipar comportamentos imprevisíveis e evitar distrações ao volante.