Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Governo alerta para aumento da gripe e DGS recomenda máscara a quem tem sintomas

Escrito por em 9 de Dezembro, 2025

IMG: ULS Lezíria (Ilustrativa).

O Governo manifestou preocupação com o aumento de casos de gripe em Portugal, depois de terem sido registados 700 novos casos por cada 100 mil habitantes na última semana. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, alertou para semanas “particularmente exigentes” e anunciou o alargamento de horários dos centros e serviços de atendimento clínico, reconhecendo também a falta de profissionais e o impacto superior que a gripe terá este ano.

A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, explicou que a curva de infeções “está em fase ascendente”, embora ainda não seja considerada epidémica. Para reduzir contágios, a DGS recomenda o uso de máscara por parte de quem apresenta sintomas respiratórios, sobretudo ao recorrer aos cuidados de saúde. Entre as medidas reforçadas estão ainda a lavagem frequente das mãos, tossir ou espirrar para o cotovelo e arejar espaços.

O Governo vai criar uma task force de monitorização diária da atividade gripal, como fez no ano passado, para responder ao previsível aumento da procura nas urgências, já notado em vários hospitais. A ministra lembrou que estas instituições têm capacidade reforçada e podem ajustar a resposta, nomeadamente suspendendo cirurgias não urgentes quando necessário.

No reforço de meios, o INEM vai contar com ambulâncias da proteção civil e da Cruz Vermelha Portuguesa. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibilizou já 27 camas sociais e 112 de apoio, estando a preparar mais 50 camas de emergência para as próximas semanas.