Confirmada absolvição de Fernando Valente no caso da grávida da Murtosa
Escrito por Edgar Correia (CP 9036) em 11 de Junho, 2026

IMG: DR.
O Tribunal da Relação do Porto confirmou, esta quinta-feira, a absolvição de Fernando Valente, principal suspeito no caso do desaparecimento de Mónica Silva, conhecida como a grávida da Murtosa.
Fernando Valente já tinha sido absolvido de todos os crimes em julho do ano passado pelo Tribunal de Aveiro. No entanto, o Ministério Público recorreu da decisão para a instância superior.
De acordo com um comunicado do Tribunal da Relação do Porto, citado pela TVI, os recursos apresentados pelo Ministério Público e pelo assistente do processo foram julgados improcedentes, tendo sido confirmada “integralmente a absolvição do arguido da prática de todos os crimes de que era acusado”, nomeadamente homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e moeda falsa.
Recorde-se de que o Ministério Público acusava Fernando Valente de ter matado Mónica Silva, que estava grávida de sete meses, alegando que o crime teria ocorrido na noite de 3 de outubro de 2023, no apartamento do arguido, na Torreira, concelho da Murtosa. Segundo a acusação, o alegado crime teria sido cometido para evitar a imputação da paternidade e eventuais consequências patrimoniais.
A acusação sustentava, ainda, que o arguido se teria desfeito do corpo da vítima durante a madrugada de 4 de outubro e nos dias seguintes, ocultando-o até à atualidade.
Durante o julgamento foram ouvidas dezenas de testemunhas, incluindo familiares de Mónica Silva, os pais de Fernando Valente e pelo menos um amigo do arguido.
O Tribunal de Aveiro considerou apenas provado que Fernando Valente manteve uma relação íntima com Mónica Silva, que falou com ela antes do desaparecimento e que foi a última pessoa com quem a vítima esteve em contacto antes de deixar de estar localizável.