Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Avionetas e outras atividades ameaçam aves na Ilha das Garças e Ilha dos Amores

Escrito por em 18 de Agosto, 2026

IMG: Município de Salvaterra de Magos

 

O fotógrafo e videógrafo de natureza Luís Ferreira denunciou a passagem frequente de diversas avionetas sobre a Ilha das Garças e a Ilha dos Amores, em Salvaterra de Magos, alertando para os impactos que estes voos e outras atividades podem ter sobre as espécies de aves que nidificam naquela zona.

Segundo o fotógrafo, tem observado estes voos desde março, envolvendo avionetas provenientes de diferentes aeródromos.

Luís Ferreira considera que a situação deve motivar uma discussão pública sobre a importância de proteger aquela área e de a classificar como zona de conservação da natureza, tendo em conta a presença de algumas das espécies de aves mais importantes e raras existentes em Portugal, entre as quais o papa-ratos.

Além da passagem de avionetas, o fotógrafo alerta também para outras atividades que considera poderem perturbar as aves, como a circulação de motas de água, a chegada de pessoas a terra através de canoas, pranchas de padel ou embarcações, bem como outros acessos à zona.

De acordo com Luís Ferreira, estas atividades podem provocar o afastamento das aves dos seus locais de reprodução, levando-as a abandonar os ninhos ou a voar antes do tempo para fugir à perturbação. Em alguns casos, alerta, podem mesmo ocorrer mortes de aves, perda de crias e insucesso reprodutor, representando a perda de um ano de reprodução.

Apesar de, até ao momento, não ter recebido qualquer resposta formal às preocupações que apresentou, Luís Ferreira sublinha que o objetivo da denúncia passa, sobretudo, por lançar uma discussão pública sobre a necessidade de regulamentar aquela área, garantindo melhores condições para a reprodução das aves e para a observação da natureza.

A intenção, reforça, é contribuir para a proteção de uma zona que considera de elevado valor natural e para a definição de regras que permitam compatibilizar a utilização do espaço com a preservação das espécies.

 

Ouça aqui as declarações do fotógrafo e videógrafo, Luís Ferreira: