Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00


Autarcas contestam encerramento das urgências obstétricas em Vila Franca de Xira

Escrito por em 17 de Março, 2026

IMG: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Os cinco presidentes de câmara da área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira reuniram-se na manhã da última segunda-feira com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para manifestar o desagrado pelo encerramento das urgências obstétricas daquela unidade, em vigor desde segunda-feira, 16 de março.

No final do encontro, o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, afirmou que os autarcas “não podiam ficar satisfeitos com o resultado da reunião”, sublinhando que não foi apresentada qualquer solução para resolver a situação a curto prazo.

Segundo o autarca, a ministra indicou que o encerramento será “tendencialmente provisório”, até estarem reunidas equipas médicas e de enfermagem suficientes.

Ainda assim, os autarcas garantem que vão continuar a contestar a decisão. Está em curso um abaixo-assinado para entregar na Assembleia da República e está também prevista uma reunião conjunta com autarcas da Península de Setúbal, que enfrentam problemas semelhantes.

Fernando Paulo Ferreira alertou que o encerramento afeta cerca de 250 mil pessoas e deixa as grávidas dos cinco concelhos “em situação de grande desproteção”, sobretudo em contexto de urgência.

Os autarcas criticam ainda o encaminhamento para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, apontando que a rede de transportes públicos não assegura ligações diretas na maior parte do território.

Foi, também, manifestado receio quanto à capacidade de resposta daquela unidade hospitalar, face à possível sobrecarga das urgências obstétricas.