Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


ANSR, GNR e PSP lançam campanha “Cinto-me Vivo”

Escrito por em 7 de Setembro, 2026

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) promovem, entre 8 e 14 de setembro, a nona campanha do Plano Nacional de Fiscalização de 2026, dedicada à utilização correta dos dispositivos de segurança.

Sob o lema “Cinto-me Vivo”, a campanha pretende alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e corretamente o cinto de segurança, os sistemas de retenção para crianças e o capacete.

Segundo a ANSR, estes dispositivos reduzem o risco de morte e de lesões graves, mas só protegem eficazmente quando são adequados, estão homologados e são utilizados de forma correta.

Um sistema de retenção para crianças corretamente utilizado pode reduzir o risco de morte em cerca de 71% nos lactentes e 54% nas crianças entre 1 e 4 anos.

Já o uso de capacete homologado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Dados relativos ao período entre 2021 e 2024 indicam ainda que 8.210 passageiros que viajavam no banco traseiro sem um sistema de retenção adequado foram vítimas de acidentes. Destes, 274 ficaram gravemente feridos e 69 morreram.

A campanha integra duas componentes complementares.

A sensibilização é assegurada pela ANSR, através de equipas com ações presenciais e divulgação nos meios digitais.

A fiscalização ficará a cargo da GNR e da PSP, com especial incidência na utilização do cinto de segurança, dos sistemas de retenção para crianças e do capacete, nos locais onde estes comportamentos representam maior risco.

As ações presenciais de sensibilização vão decorrer em simultâneo com operações de fiscalização.

Durante a campanha, as entidades deixam várias recomendações aos condutores e passageiros: utilizar sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo e em todas as viagens, transportar as crianças em sistemas de retenção homologados e adequados à sua altura, e utilizar sempre capacete homologado, devidamente apertado e ajustado.

A campanha recomenda ainda que, nos veículos de duas rodas a motor, o capacete seja complementado com equipamento de proteção adequado e que, antes do início da viagem, seja confirmado que todos os ocupantes estão devidamente protegidos.

O Plano Nacional de Fiscalização é desenvolvido anualmente pela ANSR, em articulação com a GNR e a PSP, com base nas recomendações europeias e no quadro estratégico Visão Zero 2030, que tem como objetivo eliminar as vítimas mortais nas estradas.